14.8.06

Valorizando as tradições

A Ronda Crioula  na Semana Farroupilha
   O nome Ronda Crioula foi buscado na campanha, onde, quando se cuida do gado nas tropeadas, os gaúchos ficam sempre em redor deles, cantarolando, assobiando, tocando violão, que assim faziam para acalmar os bois. Um fogo, aceso a certa distância do gado, fica igualmente rodeado de gaúchos que esperam para fazer a sua ronda, ou seja, vão substituir os companheiros que estão observando o gado.
   Completando 59 anos, desde 1947 a Ronda Crioula reúne integrantes de Centros de Tradições Gaúchas, piquetes e milhares de pessoas que celebram a data, ao redor do fogo de chão, com churrasco, chimarrão, poesia, música e dança, relembrando a história e contando causos. Os gaúchos, homens trajando bombachas, botas, lenços e chapéus e as mulheres com vestidos de prenda, rodados e coloridos, e com belas flores nos cabelos.  Em clima de união, os gaúchos dão uma profunda demonstração de igualdade, integração do campo e da cidade e de respeito a sua história, reverenciando seus antecedentes, unindo gerações e etnias.
A "1ª Ronda Crioula do CRAT" vai cultuar o tradicionalismo gaúcho, mantendo vivas as diferentes formas de manifestações de cunho cultural, artísticas e campeiras, tendo como referência a "Carta de Princípios" do Movimento Tradicionalista Gaúcho, ensejando a congregação dos moradores, ex-moradores, amigos,  vizinhos e convidados, alem  de oportunizar à comunidade um espaço de lazer e entretenimento mas, acima de tudo, despertar e incentivar o gosto pela cultura gaúcha, valorizando as nossas tradições.

Nenhum comentário: