4.6.07

Cães e o Meio Ambiente


Meditando (na semana do Meio Ambiente) . . .

. . . . "de todos os animais que conhecemos é o cão o que mais se uniu a nós. Sejam príncipes que lhe dão farta comida e leito de plumas, ou mendigos, que dormem ao relento e só podem oferecer-lhe uma pequena parte das suas próprias migalhas, idêntica é a sua afeição e dedicação, e com igual amor lambe a mão ornada de jóias e os dedos trêmulos, consumidos de doenças e fome."

(Théo Gygas, em "O cão em Nossa Casa")

. . . . "no entanto, o que observo, muitas vezes, é um descuido com a higiene ou com preceitos básicos de higiene pessoal: poucas pessoas são informadas dos perigos existentes na presença de fezes ou de urina, deixadas no meio ambiente pelos cães. Várias doenças podem ser transmitidas por estes dejetos. Dois exemplos: Bicho geográfico - Adquirida pelo contato da pele com areia, terra ou grama contaminada pelas fezes dos cães. O sintoma que mais incomoda é a coceira, que à noite chega a ser mais intensa, provocando até insônia. As larvas perfuram a pele e passam a caminhar ao acaso, abrindo túneis microscópicos na pele, formando lesões, e a Leptospirose - Transmitida pela urina, ou pela água contaminada com urina, de cães e ratos. As bactérias provocam a doença penetrando nas mucosas, em ferimentos da pele ou pela ingestão da água contaminada. A leptospirose é confundida com outras doenças, como gripe e hepatite, pois os sintomas são parecidos.


. . . . "meio ambiente: tudo o que cerca o ser vivo, que o influencia e que é indispensável à sua sustentação. Estas condições incluem solo, clima, recursos hídricos, ar, nutrientes e os outros organismos. O meio ambiente não é constituído apenas do meio físico e biológico, mas também do meio sócio-cultural e sua relação com os modelos de desenvolvimento adotados pelo homem."

Nenhum comentário: